domingo, 20 de julho de 2008

Pronuciamento do Presidente da Feifar na audiência pública sobre a consulta 69/2007 da ANVISA na Camara dos Deputados em Brasília

Pronuciamento do Presidente da Feifar na audiência pública sobre a consulta 69/2007 da ANVISA na Camara dos Deputados em Brasília

O Farmacêutico é o profissional da área da saúde conhecido como o guardião dos medicamentos. Isto porque trabalha em toda a cadeia deste produto, desde a pesquisa e produção até a dispensação ao consumidor final.

Por isso o farmacêutico tem uma importante função e compromisso social na garantia do acesso da população aos medicamentos. Mais o compromisso do farmacêutico é ainda maior. A função social do farmacêutico também compreende a qualidade desse acesso no momento da dispensação do medicamento.

Esse compromisso se fundamenta em pesquisas e dados da OMS que apontam que 50% dos medicamentos são prescritos pelos médicos, dispensados nas farmácias e drogarias e utilizados pelos pacientes de forma incorreta. O uso incorreto pode resultar em diversos problemas, que vão desde o insucesso do tratamento até o aparecimento de outras reações que podem agravar o problema de saúde do paciente.

Estes dois fatores ocasionam a recidiva do paciente ao sistema de saúde. Gerando um novo gasto que poderia ser evitado através da descentralização de informações. Numa prática comprometida com a saúde podendo ser adotada pelas mais de 50.000 farmácias e drogarias espalhadas por todos os rincões do Brasil.

Entendemos que as farmácias e drogarias também possuem esta mesma função e compromisso social. A dificuldade histórica de acesso aos serviços de saúde no Brasil fez e ainda faz com que esses estabelecimentos, que trabalham com produtos utilizados na prevenção, promoção e recuperação da saúde, assumam a função do estado de oferecer a população atendimento aos problemas de saúde. Desde o mais simples até os mais complexos. Com e sem receita médica. Em caráter de urgência, emergência ou para tratar problemas corriqueiros do dia a dia.
Por tudo isso a preocupação dos farmacêuticos, diante de seus compromissos com a saúde e com a sociedade, é a banalização do comércio de medicamentos no pais. Não somos contrários ao comércio e sua necessidade de ter lucro. Mais entendemos que o lucro pode andar junto com o compromisso social de que falamos.

A banalização ocorre, por exemplo, através das propagandas e promoções agressivas e em alguns casos até enganosas que podem induzir o consumo desnecessário e perigoso de medicamentos.
Somos a favor da prestação de serviços. Começando pelos serviços farmacêuticos, que tem a possibilidade de apoiar as ações do setor publico de saúde, na realização de campanhas que podem fazer a triagem de pacientes portadores de doenças crônicas, como exemplo da hipertensão e diabetes que muitas pessoas têm e não sabem, aos profissionais médicos para o diagnostico e tratamento da doença. Os serviços farmacêuticos também podem ser decisivos no acompanhamento do uso dos medicamentos desses pacientes, detectando se o medicamento esta ou não fazendo efeito através da medição dos parâmetros bioquímicos e fisiológicos da glicemia e PA.

Não somos contrários a prestação de outros serviços como venda de cartões telefônicos, correspondente bancário e outros itens que são considerados de utilidade publica para atender necessidades dos consumidores que podem contar com os horários estendidos de atendimento prestado pelas farmácias e drogarias.

Sabemos que em outros paises nas farmácias são oferecidos os itens de conveniência, através do modelo drugstore. Mais nesses locais os medicamentos são tratados como produtos de saúde e não como simples mercadorias, o atendimento prestado pelos farmacêuticos na informação dos consumidores para o uso correto do medicamento é garantido durante todo o período de funcionamento dos estabelecimentos.

Entendemos ser necessário definir o modelo de farmácias que queremos em nosso Pais. E este compromisso vai além dos interesses que representamos através de nossas entidades. É um compromisso que temos enquanto cidadãos deste país na construção de uma saúde mais digna e de melhor qualidade para todas as pessoas.

Farm. Danilo Caser
Presidente da FEIFAR – Federação Interestadual dos Farmacêuticos.

publicado em - http://www.idisa.org.br/site/vernot.php?vernot=1547

Nenhum comentário: