domingo, 20 de julho de 2008

O Impacto das mudanças no universo farmacêutico

O Impacto das mudanças no universo farmacêutico
12/4/2008 - 18:34:49

Pronunciamento do Presidente da FEIFAR na V Conferência Nacional de Educação Farmacêutica.

Neste evento que propõe debater a formação profissional em tempos de mudanças e formular propostas para o enfrentamento de desafios, entendi ser necessário uma visita ao pensamento de Alvin Tofler. O cientista norte americano Alvin Tofler é considerado a maior autoridade mundial no estudo do impacto das mudanças nas relações humanas e sociais, na politica, na economia e na educação.

Em 1970 Alvin Tofler publicou seu primeiro best seller, o choque do futuro. Neste livro o autor analisa a aceleração do ritmo com que as mudanças acontecem e descreve o grande salto na aquisição de conhecimentos que experimentou a humaninade desde que Gutemberg inventou o tipógrafo no século XV. Antes de 1500 a Europa produzia livros a uma taxa de 1000 por ano. Isto significa que levaria um século inteiro para se produzir uma biblioteca de 100 mil títulos. Por volta de 1950, quatro séculos e meio mais tarde esse ritmo tinha se acelerado tão intensamente que a Europa já produzia 120 mil títulos por ano. O que um dia levou um século, agora levava apenas 10 meses. Em meados dos anos 60 o mundo já produzia o número prodigioso de 1000 títulos por dia.

Em 1980 Alvin Tofler publicou seu segundo best seler, A Terceira Onda. Neste livro a autor analisa as grandes revoluções da humanidade. A primeira onda foi a revolução agricola. A riqueza das nações era criada pelo cultivo da terra. Na segunda onda a forma de se criar riqueza passou a ser a manufatura industrial e o comércio de bens. Na terceira onda o conhecimento passa a ser o meio principal de produção de riquezas. Nesta nova sociedade as grandes batalhas não serão travadas pelo controle de fontes de matérias primas ou energia, mas sobre a propriedade industrial, sobre o controle e acesso a bancos de dados, sobre controle e direito de acesso a canais de comunicação, sobre o domínio de mercados de produtos e serviços inteligentes.
Na Industria Farmacêutica procura-se as drogas inteligentes que atuem em tecidos específicos não afetando outros tecidos saudáveis do organismo. No varejo farmacêutico as empresas, como estratégia para tomada de suas decisões, possuem tecnologias que controlam desde o número de pessoas que entram no estabelecimento por dia, até o giro de produtos em estoque para que nunca faltem no ato do atendimento aos seus clientes.

A ANVISA e outros órgãos reguladores utilizam sistemas de informação para conhecer e controlar os exorbitantes índices de consumo de medicamentos psicoativos no Brasil. São os farmacêuticos os operaradores desse sistema.

Diante desse cenário, em constante mutação, encontramos inúmeros desafios. A V Conferencia Nacional de Educação Farmacêutica, propõe que encontremos soluções.
Acredito na possibilidade de que juntos, entidades de ensino e de classe, profissionais e estudantes, podemos forjar um futuro de muito sucesso para a profissão farmacêutica em nosso país.
Atenciosamente,

Farm. Danilo Caser - Presidente da FEIFAR

Nenhum comentário: