sábado, 19 de julho de 2008

Farmacêuticos, balconistas e farmacistas

Os proprietários de farmácia possuem um estoque inesgotável de armadilhas para enganar os farmacêuticos. Uma destas é a estupidez de dizer que o farmacêutico tem que ser um bom balconista. E o pior, ainda há farmacêuticos que caem nessas armadilhas.

Um bom balconista, que tenha experiência no balcão da farmácia, adquire o status de farmacista, "neologismo" com o qual também se auto definem os donos de farmácia. Muitos gerentes de farmácia que se julgam profundos conhecedores sobre medicamentos também se intitulam farmacistas. O sonho de todo farmacista é ser um verdadeiro farmacêutico. Muitos gerentes farmacistas não conseguem sequer esconder o despeito na relação com os farmacêuticos. Imagino o dia em que vão propor que os farmacistas também possam assumir responsabilidade técnica pelas farmácias. Tenho que reconhecer a criatividade dos que inventaram a figura do farmacista. Até a industria farmacêutica caiu como uma pateta nessa balela de farmacista.

Antes mesmo de terminar este artigo fiquei sabendo por um amigo, que no estado do Tocantins já existe um novo profissional de farmácia, o "balcofarmacista". Logo logo os donos de farmácia vão dizer aos farmacêuticos que eles devem ser "balcofarmacêuticos". A fonte criativa é mesmo impressionante e inesgotável.

Quem atende no balcão da farmácia? O Farmacêutico, os farmacistas e os rescém chegados balcofarmacistas. O atendimento no balcão requer conhecimentos específicos e treinamento. A única forma de adquirir os conhecimentos específicos para lidar com medicamentos é a formação em nível superior no curso de farmácia. Treinamento, segundo os educadores, siginifica o mesmo que adestramento ou condicionamento. Para treinar um funcionário na execução de uma determinada rotina e, para se tornar um farmacista, não é preciso que se tenha curso superior, um bom treinamento é suficiente. A fórmula para se ter um bom farmacista é um bom adestramento.

A farmácia viveu seu auge quando servia a sociedade prestando serviços de saúde. O balcão era o local onde o farmacêutico atendia seus pacientes, ouvindo-lhes sobre seus problemas de saúde e lhes dispensando, além de medicamentos, atenção e cuidados. A industrialização em larga escala chegou pondo um fim a esse período. Fez com que se avolumassem os estoques exigindo um escoamento rápido dos produtos. Para vialibilizar este processo foi preciso afastar o farmacêutico da farmácia por ser considerado um empecilho as vendas, e começaram a se adestrar vendedores hábeis em convencer os clientes sobre a necessidade "imprescindível" de usar medicamentos. A lógica deste adestramento foi ditada pela obtenção de lucro fácil e rápido. Neste exato momento nascem no Brasil a Lei 5991, a Drogaria e os Farmacistas. Vendedor de medicamento é sinônimo de farmacista.

Este processo banalizou o medicamento perante a sociedade, tanto que a cada duas pessoas que usam medicamentos uma usa de forma errada.

O uso irracional de medicamentos e os falsificados matam usuários no Brasil. A população paga um alto preço. Em virtude disto o modelo do lucro fácil começa a ruir. O Farmacêutico volta a ocupar seu espaço nos balcões das farmácias e no contexto geral da saúde. Os farmacistas inventam falácias no desespero de manter seu lucro.

Se existe algum intruso no balcão da farmácia este não é o farmacêutico. O balcão continua a ser o local onde o farmacêutico atende seus pacientes ouvindo seus problemas de saúde e lhes dispensando além de medicamentos, atenção e cuidados. A sociedade quer que o farmacêutico e a farmácia reassumam sua função como profissional e estabelecimento voltados a lhe prestar serviços de saúde.

A única forma do farmacista se tornar farmacêutico é fazendo curso superior em farmácia. Façam isso é sejam bem-vindos.


Obs: Não tenho nada contra outros profissionais que atuam nas farmácias. Não falo isto como discurso mas como parte de meu exercício profissional .Também estou no balcão de uma farmácia. Este texto foi escrito no balcão de uma farmácia. Acredito que acima de qualquer título está a vontade e a determinação pessoal. Mas enquanto farmacêutico convicto, sempre que for necessário empunharei a caneta e levantarei a voz para defender os interesses da categoria que represento.

Farm. Danilo Caser
Presidente da Feifar

18 comentários:

Anônimo disse...

fazia tempo que não encontrava um farmacêutico assim!!!! Não é nada fácil ser farmacêutico hoje, e como vc continuo lutando para não perdermos nosso verdadeiro espaço e fundamental missão: assistência farmacêutica.

Ervas e Insumos disse...

Tudo sobre ervas.

http://ervaseinsumos.blogspot.com

Muito interessante para
farmaceuticos

Sds,

Unknown disse...

Meu caro Danilo. Sua fala foi tranquila e de forma simples apresentou a necessidade da presença do farmaceutico na farmácia. Entre na comunidade "farmaceuticos e bioquimicos" no ORKUT e no forum visite o "BLOG anti-farmaceutico" e responda a um imbecil, das multiplas facetas do farmaceutico em qualquer nível. Gostei de sua fala, parabens. Deomar Bittencourt Pereira Junior CRF-ES

Anônimo disse...

Well I assent to but I about the post should secure more info then it has.

Vincenzo - São Paulo disse...

Parabéns Danilo, sábia suas palavras. Tenho um bom termo para nós farmacêuticos atuantes em drogaria "ESCRAVACÊUTICO" pois nossa carga horária está cada vez maior e infelizmente ainda somos mau remunerados nessa área. Através de nossa união certamente seremos mais respeitados no dia a dia do balcão; devemos entender nosso verdadeiro papel enquanto profissionais da saúde e não mero comerciantes.

Unknown disse...

O SNDIFARS - RS conseguiu um adicional de 40% de insalubridade para TODOS os farmacêuticos de Farmácias e DROGARIAS do Rio Grande do Sul. Esse decisão foi conquistada no último Dissídio Coletivo de Trabalho julgado. Espalhem essa notícia cobrem o mesmo dos seus sindicatos. Se no RS isso foi aprovado pode ser também nos demais estados.

Divulgem essa vitória para nós farmacêuticos Brasileiros e cobrem dos seus respecitvos Sindicatos a mesma atitude.
Olhem o Site
www.sindifars.com.br
Vamos fazer disso uma decisão Nacional!!!!
Um Forte abraço Farmacêutico a Todos
Farmacêuticos do RS

INSALUBRIDADE FARMACEUTICOS

Rafa disse...

OLA, ME CHAMO RAFAEL E SOU "PRATICO DE FARMÁCIA" A 6 ANOS E DOMINO CONHECIMENTOS TÉCNICOS E PRÁTICOS DO MEIO FARMACÊUTICO TENHO MAIS CONHECIMENTOS DA ÁREA QUE OS 4 FARMACÊUTICOS QUE TRABALHAM COMIGO, TODOS FORMADOS A VÁRIOS ANOS, OU SEJA, O DIPLOMA É NECESSÁRIO MAS SE O FARMACÊUTICO SE ACOMODA E NÃO BUSCA MAIS CONHECIMENTO ACABA TORNADO-SE ULTRAPASSADOS ENTÃO NÃO VENHA ME DIZER QUE FARMACISTAS SÃO ADESTRADOS COMO CÃES POIS CONHEÇO MUITO MAIS DA PORTARIA 344 E OUTRAS PORTARIAS NORMATIVAS DO QUE MUITO FARMACÊUTICO JUNTO E AINDA TENHO A VANTAGEM DE CONHECER OS NOMES COMERCIAIS E SUBSTANCIAS QUE A FACULDADE NÃO OS ENSINA.

RESPEITOSAMENTE RAFAEL.

Unknown disse...

Pois é Rafa, NOME DE MEDICAMENTO E SUBSTÂNCIA são coisas que qualquer pessoa aprende c/ a prática. Isso não tem nem como a faculdade ensinar c/ tantos medicamentos existentes e tantos sendo lançados no mercado todo dia. Realmente coisas como "nome e p/ que serve tal medicamento" muitos balconistas c/ experiência sabem mais que um Farmacêutico recém formado. Mas coisas como: PORQUE tal medicamento é p/ determinada enfermidade, e a DIFERENÇA entre um medicamento e outro, QUANDO e COMO deve ser tomado determinado medicamento, etc etc etc; são coisas que só um farmacêutico sabe. No máximo um balconista vai ouvir um farmacêutico falando aquilo e depois vai repetir. Eu já ouvi balconista "experiente" falando CADA BESTEIRA p/ cliente que deuzulivre!!!! Eu corrijo na frente do cliente mesmo. Eu dou muita risada depois! =P

Mariana Welter disse...

Cara cologa Ludmymila, concordo plenamente com que escrevestes. Fico a pensar se 5 anos aprendendo a fundo sobre moléculas, anatomia, bioquímica, cinética entre muitas outras coisas, me fIzeram saber menos sobre medicamentos que um balconista, haja visto que saber de cor marcas de medicamentos e como vc colocou repetir oq se ouviu falar me fazem pensar que mesmo que os balconistas saibam decorar, nos farmacêuticos sabemos relacionar, raciocinar sobre o assunto.
Desculpem-me se fui grosseira, mas esse tipo de coisa me indigna... principalmente pelo fato de estar correta...

Farmacêutica Mariana Welter RS

Anônimo disse...

ja trabalhei com inumeros fceuticos e fceuticas,nesses 33 anos de balconista,e posso garantir.......são todos uns zero a esquerda,só servem para ganhar um salario que a meu ver não tem retorno,e outra,muito bla bla bla e sem nenhuma prestação de serviço....fazer o que...é o brasil!!!!

Anônimo disse...

Pois bem... Desde a postagem deste artigo podemos ver que não mudou muita coisa de lá para cá no âmbito do estabelecimento farmacêutico.
De fato, a farmácia deveria ter uma função um pouco mais social do que vemos atualmente, haja visto as inúmeras carências em nosso país quando se trata da assistência à saúde.
Mas é lógico, a farmácia não tem como e não poderia sobreviver de caridade, está inserida num contexto comercial e como todo comercio o lucro é essencial para a sobrevida do empreendimento. Infelizmente o negócio descambou para o capitalismo selvagem, onde o lucro deve estar acima de tudo.
Outra reflexão que faço é que a situação está assim é por culpa dos próprios farmacêuticos.
Se fizerem um retrocesso ao passado verão que os farmacêuticos abandonaram as farmácias iludidos com os grandes salários oferecidos pelas multinacionais farmacêuticas quando aqui (Brasil) se estabeleceram nos anos 70. Estes assinavam pela responsabilidade técnica e só compareciam na farmácia para receber o salário, um passado vergonhoso para a nossa categoria. Foi assim que os oportunistas adentraram nesta atividade promissora e com grandes perspectivas de lucro, como é o caso da farmácia.
Costumo dizer que: "O seu Zé do táxi vendo que não dava mais lucro, decidiu vende-lo e procurou abrir uma farmácia".
Continuando... Não posso deixar de observar um comentário de uma figura anônima que publicou o seguinte, diz ele: "já trabalhei com inumeros fceuticos e fceuticas,nesses 33 anos de balconista e posso garantir.......são todos uns zero a esquerda,só servem para ganhar um salario que a meu ver não tem retorno".
Hoje colhemos o que os colegas do passado plantaram meus caros... Tenho esperança e certeza de que se reverta esta situação, pois o número de faculdades de farmácia aumentou por todo Brasil, com tantos farmacêuticos formados as indústrias não conseguirão absorver tanta mão de obra especializada, aí então, voltaremos com os nossos olhos para o local de onde não deveríamos jamais ter abandonado.
Enquanto ao comentário do anônimo cabe a seguinte reflexão, será que de fato estamos preparados para assumir tal desafio? O de provar que nós farmacêuticos fazemos jus ao nome da profissão que temos, nos preparando e nos capacitando tecnicamente para calar estes velhacos que usurpam esta nobre profissão.
Agora que deixamos o pelo encravar cabe a nós cuidar da inflamação.
Dar atenção farmacêutica à nossa própria categoria.
Um abraço aos colegas!

AZEVEDO disse...

.....gente qtas besteiras em torno de uma profissao tao sabia.. so eu sei qto me custou o meu diploma, foram horas e mais horas de estudos quimicas analiticas,quantitativa qualitativa microbiologia, patologia clinica, farmacologia 1 famacologia 2 e mas 89 disciplinas todas aprovadas mas monografia.QUANTAS NOITES passadas sem dormir provas trabalhos depois de tudo isso vem um comerciante qualquer que naum tem o minimo conhecimento de de uma interaçao medicamentosa e faz uma proposta a um profissional serio graduado em farmacia com nivel superior oferece apenas $600.00 por mes pra ser assinaceutico e naum precisa ir trabalharr..... que absurdoo onde esta nossa auto estima MEU DEUS.por favor NAO ACEITEMM NUNCAAA..SE NOSFAZEMOS A DIFERENLÇA DENTRO DE UMA FARMACIA
NAO TIRANDO A COMPETENCIA DOS BALCONISTAS ELES PODEM ATE ENTENDER MUITO DE NOMES MAS A INTERAÇAO MEDICAMENTOSA ,ELIMINAÇAO,EFEITO ADVERSOS E OUTRAS COISAS MAS FICAM MUITO A DESEJAR POQ O BALCONISTA QUEREM VENDER COMO SE MEDICAMENTO FOSSE ROUPAS BOMBONS SALGADOS E AEE QUE VSES SE ENGANAM MEDICAMNTO E COISA SERIA PORTANTO AMIGOS FARMACEUTICOS VOO FAZER O MEU TRABALHOR QUE ORIENTAR E ZELAR PELO BEM ESTAR DE QUALQUER UM SER HUMANO

Anônimo disse...

gente o que não podia acontecer drogaria vira monopolio a são paulo e a pacheco se fundiram a pacheco e majoritaria ,agora estão querendo mandar todos os balconistas que ja tem um certo tempo na empresa embora e ficar só com a mulecada que não tem nemhuma experiência só pra pagar um pouco menos ,mas também vai cair a qualidade em 100% só lamento se isso se concretizar...

Carolen Cicera disse...

oi,sou farmacista porque adoro remedios,acho que nasci pra isso,minha paixão é atender as nescecidades dos meus pacientes-clietes.meu sonho é me formar em Farmacia, Porém moro no interior e tudo fica mais dificil, tenho 19 anos e tenho certeza q é isso que eu quero pra mim,concordo com vc e se estivesse no seu lugar faria o mesmo,enquanto não estou luto para chegar lá.
Parabens por sua coragem e determinação.

Carolen Cicera disse...

oi,sou farmacista porque adoro remedios,acho que nasci pra isso,minha paixão é atender as nescecidades dos meus pacientes-clietes.meu sonho é me formar em Farmacia, Porém moro no interior e tudo fica mais dificil, tenho 19 anos e tenho certeza q é isso que eu quero pra mim,concordo com vc e se estivesse no seu lugar faria o mesmo,enquanto não estou luto para chegar lá.
Parabens por sua coragem e determinação.

Unknown disse...

bem dizendo a verdade!!! viva os 20%, eu já tive varias experiencias em varias farmácias com e sem farmacêutico e bem verdade que recém formado o farmacêutico não está preparado pra pra assumir um balcão, também poderá ele não estudou pra isso, a responsabilidade é técnica e sem modéstia eu mesmo já treinei vários farmacêuticos no que se diz vender e falar sobre doenças, faço minhas vendas sem medo de errar faço indicações sem medo, faço isto a 20 anos, e já vi varias prescrições medicas erradas, já houve caso em que liguei pra o medico pra alerta-lo sobre o tratamento correto e ainda digo assim: se for um tratamento alternativo me desculpe, então digo com segurança e sem medo não existe farmácia sem nós balconista de medicamentos, agora acho apenas que deveria ter cursos técnicos pra realmente se tornar algo mais seguro, e novamente viva os 20%

Wesrom Souza disse...

É isso...não tem certo nem errado. Do mesmo jeito que tem prático louco tem farmacêutico maluco...e viva o lucro dos proprietários!!!!

Abner Splicio disse...

discordo, se quer trabalhar apenas para ajuda ou servir a população se escreve em alguma ong, ou concurso publico para trabalhar pro estado, se está no comercio tem que dar lucro.