quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Você aceitaria negociar redução de salário e jornada?

Com a alta do desemprego em janeiro, o governo já estuda uma forma de facilitar acordos coletivos com redução de jornada de trabalho e de salário, além de avaliar a possibilidade de reduzir tributos sobre a folha de pessoal das empresas em troca de manter empregos.

O plano, que começou a ser discutido nesta terça-feira (10), poderá permitir ainda que o trabalhador possa sacar parte do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para complementar a renda perdida.

Acordos prevendo flexibilização do contrato de trabalho já atingem 40,6 mil metalúrgicos --de 66 empresas-- no Estado de São Paulo desde o agravamento da crise. O governo estima que, em janeiro, o desemprego não deve superar as 654 mil vagas fechadas em dezembro. A proposta ainda depende do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta segunda-feira, pesquisa Datafolha publicada na Folha mostrou que o desemprego atingiu ao menos 31% dos lares de São Paulo.O Datafolha mostrou ainda que 47% dos entrevistados aceitariam reduzir o salário para garantir o emprego. A pesquisa, realizada entre 3 e 4 de fevereiro, ouviu 613 pessoas com 16 anos ou mais na cidade de São Paulo. A margem de erro máxima da pesquisa é de quatro pontos percentuais.

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: