quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Prexige e a hipocrisia dos medicamentos tarjados

Prexige e a hipocrisia dos medicamentos tarjados

A rádio CBN noticiou a retirada de mercado do medicamento Prexige do laboratório Novartis. Para comentar um médico. A imprensa ainda não sabe que quando o assunto é medicamento o profissional habilitado a prestar informações é o farmacêutico e não o médico. Precisamos informar a imprensa.

O médico comentou que em sua opinião não era necessário retirar o medicamento do mercado. Informou, erroneamente, que o Prexige era um medicamento sem tarja indicado para dor, e que como a dor é um problema que afeta grande parcela da população, um dos fatores que poderiam levar a um aumento dos efeitos adversos do medicamento era a automedicação dos pacientes estimulada pela empurroterapia praticada pelos balconistas de farmácia.

O atento apresentador da rádio CBN, Adalberto Pioto, corrigiu a informação do médico afirmando que o prexige é um medicamento que possui tarja vermelha com a seguinte descrição impressa - "VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA". E fez a seguinte reflexão: O Prexige assim como vários outros medicamentos que possuem tarja vermelha, como, por exemplo, os antibióticos, são vendidos nas farmácias sem que seja necessária a apresentação da receita médica. Se os balconistas empurram medicamentos na população que deveriam ser vendidos apenas com receita médica é por que falta fiscalização da ANVISA. E concluiu: É velha história que acontece no Brasil das leis que pegam e das leis que não pegam.

Na minha opinião esta é mais uma evidência de que o Lucro proporcionado pela venda do medicamento coloca em segundo plano a Saúde da população. E desvenda mais uma das hipocrisias deste modelo prejudicial à sociedade.

Farmácia – Lucro X Saúde. Escolha o seu lado.

Farm. Danilo Caser
Presidente da Feifar

4 comentários:

Anônimo disse...

Vamos acordar pra vida e nos informar: NÃO é a ANVISA que fiscaliza as drogarias!

Victor disse...

Claro, quem realiza as fiscalizações em drogarias e farmácias de manipulação são as Vigilâncias municipais!!! E elas tem que se desdobrar em drogarias, farmácias, padarias, lava-jatos, distribuidoras, restaurantes, bares, shoppings, saneantes, etc.
Nem se existisse o triplo de fiscais, seria possível atingir todos os locais.
A empurroterapia e a auto-medicação desenfreadas dos brasileiros EXISTEM DE FATO! Não podemos fechar os olhos para uma realidade que está aí!

Unknown disse...

medico não estuda quase nada de farmacologia , famacodinamia , como vão saber do resto

Winston de Paula disse...

A automedicação é apenas o reflexo da histórica falta de assistência médica à sociedade.
A prescrição farmacêutica é o remédio!